O Centro Social de Dornelas, desde 22/02/2016, que tem a sua cozinha certificada pelo HAACCP.

Acordo de cooperação com a Segurança Social foi alargado para os 55 utentes. A revisão aconteceu no passado dia 01/06/2016. Agradecemos a confiança depositada pelo ISS na nossa Instituição.

 

Sobre Nós 

Centro Social de Dornelas

NIPC 503 740 004

 O Centro Social de Dornelas foi fundado a 14 de Outubro de 1996 e desempenha um importante papel de apoio social junto da população idosa do Concelho de Amares.

 

A nossa MISSÃO é a de Proporcionar a estabilidade das Famílias e melhorar a qualidade de Vida dos nossos residentes integrando-os na estrutura Residencial do Centro Social de Dornelas. 
Os nossos VALORES são a solidariedade, justiça, equidade, criatividade e inovação.
VISÃO ser uma Instituição de referência pelos princípios de igualdade, saúde e bem-estar e qualidade dos seus serviços.
 
 

 

História do Projecto

O Centro Social de Dornelas apesar de constituido juridicamente desde 1996 ainda não desenvolvia qualquer atividade social, dada a ausência de meios financeiros para a construção dum edificio sede. Já existia um terreno na Freguesia que tinha sido deixado,  para o apoio social, pelo Benemérito Antonio Azevedo, conhecido na Freguesia como "Antoninho". Este benemérito deixou todos os terrenos que tinha para o apoio social da Freguesia, inclusivamente, a quinta onde vivia.  Atento, em 2008, o Presidente da junta de Freguesia de Dornelas e, também, Presidente da Direção do Centro Social - Dionísio Pinheiro pediu o apoio técnico ao Municipio de Amares para a realização de uma candidatura ao POPH, medida 6.12 para financiar esta obra e concretizar este projeto. 

A decisão surtiu efeito, e, face à aprovação, em 2009, do financiamento a 75% e num terreno destinado ao apoio social, foi construído o edifício res do chão no qual é prestada a resposta social de: lar, para 55 idosos. Para isso dispõe de 28 quartos (19 duplos, 5 individuais e 4 triplos).

Ao nivel da construção o edificio destaca-se pela sua amplitude, luz natural e ausencia total de barreiras arquitectonicas, uma vez que todos os quartos têm porta para o exterior. No interior o edifico, do Centro Social de Dornelas, tem particularidades que distinguem, que quebram com a ideia mais cinzenta que ainda existe no conceito de lar. E isto é visível no tipo de mobiliário e nas cores utilizadas tanto nas casas de banho, como, nos atoalhados e acessórios. Contrastando com os tons escuros geralmente utilizados pelas pessoas de idade mais avançada no seu vestuário, o azul, o cor-de-laranja e o verde, são as três cores que predominam nos espaços do Centro Social de Dornelas.

O edificio está inserido num local com optima exposição solar, num ambiente rural. O Centro Social tem uma horta para produção e consumo interno de horticulas e ervas aromáticas.

 

Contactos

Centro Social de Dornelas Rua do Lar nº11
Dornelas - Amares
4720-216
centrosocialdornelas@gmail.com